sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Negros

Estamos em uma sociedade onde a desigualdade social cresce a cada dia mais. Vemos negros e mestiços buscando valorização no mundo ''branco'' não assumindo verdadeiramente suas origens, procurando renovar algo que já está formado, como: alisando os cabelos, mudando a cor dos olhos, afinando o nariz e etc. Procurando sempre '' melhor aparência'', tentando ter aspectos diferentes, geralmente tirados do branco. Sabendo que vivemos em um mundo onde tudo ao seu redor se torna motivo para critícas. Mas isso se baseia na importância que primeiramente você (negro ou mestiço) dá a si mesmo, tendo em mente que, independente de qualquer coisa, ser você é a melhor opção. Assim desejar ser algo que muitas das vezes você quer, mas não pode ser (até mesmo por falta de condições).

A foto abaixo nos mostra dois excelentes artitas aqui representados com a beleza negra e seus aspectos.


Postagem de Elizângela, Beatriz, Eliane, Taíse e Tania 2B

11 comentários:

  1. E ai, meninas! Valeu mesmo. E quem é mais bonito, Lázaro ou Will? O que é mesmo beleza negra? É algo como negro com "traços finos"? Pessoalmente e, totalmente, sem machismo, acho Lázaro e Denzel Wachinton mais bonitos que o Will Smith, que pode ter os traços "mais finos" e corresponder a um padrão universal e grego de beleza. Temos que saber-entender-perceber-divulgar a beleza como sendo algo independente de raça-etnia. Beleza é beleza: emociona, fascina, encanta, seduz...
    Precisamos abrir os olhos. Não no sentido objetivo, mas subjetivo: beleza não tem cor. Beleza é beleza. Qualquer coisa entre Taís Araújo e Zezé Mota, entre Bruna Lombardi e Grassi Massafera, entre alguém dito feio e que encanta como Milton Nascimento, por exemplo...

    ResponderExcluir
  2. Vocês podem postar como equipes 2B ou como anônimo. Vou postar como anônimo para testar.

    ResponderExcluir
  3. A beleza negra nossa é tão linda não é? mas que pena que nem todos acham isso.O prenconceito o racismo a falta de oportunidades ainda é muito para os negros você não concorda com isso? precisamos ter igualdades e não desigualdes, olha os dois Lazáro e Will nossa que lindos sua beleza encanta é de se olhar e dizer nossa que negros lindos mas muitos achando eles lindos só por fato de ser negros dizem que nãoo é bonitos que pena! porque os negros são demais´rsrsrs.que pena que alguns negros não se valorizam alguns esconde sua beleza muitas vezes tentam se parecer com os brancos Michael Jackson por exemplo era um grande negro mas a sua fama,já viu né acabou sendo um brancelo daqueles que não podia se expor ao sol,ou ficar com doenças de pele e entre outros, ele não teve o orgulho de ser o que era. mas digo uma coisa ser negro é massa...

    ResponderExcluir
  4. Mas cada um tem seu gosto ... eu particularmente acho Will mais bonito do q Lazaro!! E se fosse for causa de traços finos como disse ai pode observar que Will tem quase as mesmas caractéristicas que Lazaro''
    Eu posso achar Will mais bonito,mas outras pessoas podem achar Lazaro. Por issu que beleza não se descute cada um tem seu gosto, cada um tem seu pensamento. (Daniela 2B)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Daniela. Falei mais para provocar. Vocês esquecem que o padrão é o padrão e falam como se ele não existisse. É preciso relativizar gosto pessoal e gosto socialmente construído. Por que eu gosto do que eu gosto? Por que outras pessoas gostam de outras coisas? Até que ponto eu sou livre para gostar? Por que as pessoas não gostam do Candomblé? Será que quem nasceu numa família católica ou protestante esteve livre para gostar do Candomblé, será que os pais deram liberdade de escolha religiosa? Será que a gente escolhe o que gosta ou é influenciado pela mídia e pelos meios de comunicação, pelos pais e grupos de amigos, pelas mentalidades dominantes em nossa sociedade? (Luiz Edmundo)

    ResponderExcluir
  6. Está mais do que provado que um mundo sem preconceito só se vê mesmo na imagem em televisão ou da boca pra fora. É fácil falar, eu não tenho preconceito. Eu e você falamos isso, mas será que o nosso coração não tem nenhum pouquinho dessa epidemia. Nunca saberemos, pois coração é terra que ninguém passeia. mas eu quero ver quando chegar a hora de provar que não temos preconceito. É fácil abraçar um negro, é fácil pegar na mão de um homossexual, difícil é enganar o coração.
    Uma coisa é certa, nós que somos pobres não temos muitas formas de mostrar o nosso preconceito. Mesmo nos considerando negros é mais fácil empregar o branco, com certeza iremos dizer ou inventar algumas desculpas para não empregar os negros, basta ter um negócio.

    Alex da Silva 2D

    ResponderExcluir
  7. Na nossa sociedade ainda existe muita desigualdade racial. Por se sentirem tão desvalorizados a maioria dos negros e mestiços querem ser iguais aos brancos, mesmo que muitos neguem isso.
    Uma minoria de negros e mestiços assumem o que são e não estão nem aí para o que os outros falam. Eles gostam da sua pele negra e de seu cabelo duro.
    É uma besteira das pessoas não assumirem o que são, só para seguir um padrão da sociedade que não quer admitir que todos somos iguais e a cor, o formato do rosto, o tipo do cabelo não importam, o importante é o que existe dentro de cada pessoa.

    Taiana 1C

    ResponderExcluir
  8. É impossível negar que exista desigualdade racial em nossa sociedade, vemos e sentimos isso de diversas formas: ao sairmos na calçada, ao procurar uam avga de emprego ou at´r mesmo ao assistir a um filme ou comercial.
    Querer mudar suas características físicas pelo fato de achar feio ou inferior à imagem que ele idealiza, sem dúvida é preconceito consigo pr´prio. Mas também não podemos achar que pelo fato de ser negro, alguém deva sempre usar roupas e adereços de origem negra ou o cabelo black powwer ou que um branco não deva usar um cabelo trançado. o que não devemos é achar que existem dois padrões, o padrão branco e o padrão negro.
    Francisco 2B

    ResponderExcluir
  9. O meu comentáro começa com uma pergunta: Qual é o verdadeiro perfil para um negro ocupar um cargo na Rede Globo? Será que ele precisa ser bonito como o verdadeiro negro ou como o branco? Por que a maioria dos negros que estão na Rede globo não tem o perfil negro.

    Reinevan 2B

    ResponderExcluir
  10. Quem tem mais espaço na sociedade? Os negros não tem tanto espaço, mais conquistam vários onde os brancos adorariam estar.
    Os brancos acham que podem desprezar os negros por sua cor, mas os negros dão a resposta. Exemplo: o presidente Barack Obama.
    Os negros que são vistos no olhar branco como uma cor de desprezo, dizem: fomos nós que trouxemos o esporte, pois hoje o Brasil está como o país da invenção da capoeira.
    Nós temos uma história de superação e luta e a história de vocês [dos brancos]é de violência contra nós, mas nós superamos até a morte, nós somos o que somos. Então pensem que nós somos melhores em tudo o que fazemos.

    Antoniel 2B

    ResponderExcluir