quarta-feira, 9 de setembro de 2009

História do negro no Brasil

Por que a gente pensa logo em escravidão quando se fala em história do negro?

9 comentários:

  1. por que a história do negro foi
    marcada pela escravidão e pelo sofrimento

    ResponderExcluir
  2. Realmente, esse sofrimento ficou marcado. E faz muita gente fazer uma associação direta entre negro e escravidão, mas é importante perceber que existe um certo preconceito nessa associação, pois brancos e indígenas também foram escravizados em vários países e épocas, logo a escravidão não foi um sofrimento exclusivo da população negra africana.

    ResponderExcluir
  3. Por causa do preconceito que existe há muito tempo, quando existia o tabu que negro não podia estar no mesmo lugar dos brancos e até hoje existem alguns tipos de discriminação.
    Os negros no tempo da escravidão viviam em senzalas, sem higiene alguma, fezes espalhadas por todo o canto, sendo tratados como porcos.
    Até nós mesmos temos preconceitos, mas não percebemos , como, por exemplo, nossos cabelos são crespos, temos um pouco de inveja, e queremos usar produtos para o cabelo ficar mais liso e bonito. Secamos o cabelo com a ascova e depois alisamos com a prancha. saímos realizadas do salão. Algumas pessoas gostam de soltar seus cabelos crespos chamados blck power, é bonito, mas em outras pessoas.
    Mas por causa dessas histórias dos negros no tempo da escravidão, até hoje existe o preconceito. Todos tem essa convicção de que os negros são sujos. Não vou mentir que tem alguns que não se cuidam, ao contrário de outros, bem arrumados.
    Tivemos um dos maiores escritores em todo o mundo, Machado de Assis, que também era um negro, sua mãe era negra e seu pai era branco. Antonio Frederico de Castro Alves, também foi um grande escritor, que defendia os negros em suas poesias. Até hoje eles são recnhecidos.
    Então é isso. Devemos fazer a diferença.

    Priscila 1C

    ResponderExcluir
  4. Pelo fato dos escravos serem negros as pessoas consideram os negros como se fossem escravos menos favorecidos.
    Se existissem escravos brancos, hoje os brancos seriam discriminados. Existiram escravos brancos também, em quantidade menor, mas não deixaram de existir.
    ma stemos muitos negros, trabalhadores, vendedores, guerreiros, que apesar do preconceito e da discriminação estão aí sendo aplaudidos e adimirados por todos, mostrando que eles são capazes, independente da cor de sua pele.
    E temos vários artistas e desportistas ótimos como Daiane dos Santos, taíse Araújo, pelé, neguinho do Samba, lázaro Ramos, João do Pulo...
    Negros que aplaudimos de pé.

    Geusa 2B

    ResponderExcluir
  5. Desculpem a pressa e a falta de revisão: Daiane dos Santos, Taís Araújo, Pelé, Neguinho do Samba, Lázaro Ramos, João do Pulo...

    ResponderExcluir
  6. Porque a mídia nos ensinou a pensar em escravidão logo que vemos ou falamos de negros. E logo pensamos em escravidão, miséria e discriminação. E nos ensina a ver isso de outra forma, como a história de Michael Jackson, que fez clareamento na pele e mesmo assim continuou negro.
    Como muitos negros querem ser brancos naõ assumem a sua cor, alisam o cabelo e tem preconceito com eles próprios.

    Clarice 2B

    ResponderExcluir
  7. Por que a história do negro em geral vem da escravidão, então quando a gente pensa num negro, pensa logo em miséria e os próprios negros se rejeitam, por exemplo michael Jackson fez clareamento na pele para se tornar branco, mas mesmo depois de tanta plástica, a marca dele o sangue dele era negro, então por mais que ele quisesse ser branco a história dele naõ deixaria.
    Exemplo eu tenho de Pelé que para mim e para muitos é um orgulho. Ele foi um garoto negro, pobre, que cresceu na vida, entrou no futebol e mudou a sua história.

    Ingred 2B

    ResponderExcluir
  8. Mesmo depois do fim da escravidão os negros ainda são tratados como seres inferiores na sociedade, mesmo pagando impostos, trabalhando como qualquer branco são simplesmente excluídos.
    Mas no meio de tanta exclusão existem os negros que deram a volta por cima e mudaram suas histórias e se tornaram os exemplos da sociedade negra.

    Anailson 2B

    ResponderExcluir
  9. É porque os negros eram escravizados e as pessoas brancas maltratavam muito os negros, deixavam com fome e presos nas senzalas. Mais isso acabou depois que a Preincesa Isabel assinou a Lei Áurea. Mas até nós mesmos temos preconceitos por nós mesmos e por outras pessoas, por causa da cor da pessoa e por causa do cabelo crespo. mais isso tem de acabar...

    Rosiene 2B

    ResponderExcluir