quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Onde você bota o seu dendê?


Você percebe o quanto você é formado e influenciado pela cultura afro-brasileira? Você percebe que ela está na sua pele, no seu paladar, no seu jeito de olhar e de ouvir, na sua maneira de falar e de sentir? Que ela está na sua ginga, na sua velha malandragem, no seu jeito de ser brasileiro?


Pois é, então fale um pouco sobre como é pra você SER UM AFRO-BRASILEIRO, UM AFRO-BAIANO.

38 comentários:

  1. É gostar da sua cor, do seu jeito de ser. Não importa se é branco ou negro ou mulato, mas sim que tem uma cultura que demonstra um orgulho de ser afro-brasileiro; demonstra que você tem um jeito de ser que está em toda a parte. Temos que ter orgulho, temos que valorizar a beleza negra.

    Tamires 2B

    ResponderExcluir
  2. Ser afro-brasileiro é seguir os costumes de antes que vinham com os escravos da África.

    Jeane 2B

    ResponderExcluir
  3. É a partir do momento em que a pessoa não tem mais preconceito sobre o modo de ser dessa cultura e se decide querer mudar, ser diferente dos outros, porque essa cultura faz parte do nosso dia-a-dia.

    Mariziane 2B

    ResponderExcluir
  4. É ser filho de africano com brasileiro, uma mistura de cultura, raça, costumes e religiões entre os dois povos é a partir daí que nasce um afro-brasileiro com raízes africans e brasileiras.

    Jocinéia 2B

    ResponderExcluir
  5. Bom ser brasileiro ou melhor dizendo ser afro-brasileiro é para mim um motivo de orgulho. Não consigo entender o porquê de muitas pessoas se envergonharem de serem afro-brasileiras, pois isso é algo tão bom, tão maravilhoso. As pessoas deviam se envergonhar de outras coisas, tais como práticas corruptas, etc.

    Tisciana 2B

    ResponderExcluir
  6. Para mim é ser alegre, ter amigos, gostar de viver a vida dia após dia. É ser forte, porque com tudo que sofremos nunca deixamos de ter esperança e de acreditar num mundo melhor.

    Reinevan 2B

    ResponderExcluir
  7. Ser negro: é ser respeitado, como um branco ou qualquer outra pessoa, é lutar pelo trabalho, por sua cultura e por sua liberdade, é ser livre e não ficar tentando se mudar (sem se aceitar como um negro). Porque todos os brancos querem respeito e liberdade. E por que os negros não? Todos somos iguais, diferentes na cor.

    Tânia 2B

    ResponderExcluir
  8. Ser afro-brasileiro é ter orgulho de sua cultura, é não ter vergonha de mostrar o que você é, é estar sempre em constante mudança e nunca abaixar a cabeça para os problemas que enfrenta ou enfrentará ao longo de sua vida.

    Jiovana 2B

    ResponderExcluir
  9. É se assumir ao invés de querer imitar o branco, como, por exemplo alisando o cabelo. Seguir sua cultura sem medo de ser ofendido ou maltratado com palavras ou ações.

    Eliane 2B

    ResponderExcluir
  10. É asumir um papel muito importante no Brasil. Mas temos muitos afro-brasileiros que não se assumem por simplesmente ter preconceito de si mesmo. Eu tenho orgulho de ser brasileira, mesmo sabendo que não é o melhor país do mundo, até mesmo porque nada é perfeito.

    Daniela 2B

    ResponderExcluir
  11. Adimitir sua identidade e se sentir igual a todos, porque ninguém é melhor do que ninguém, em questões de cor, de cabelo, de cultura, etc. Eu tenho a pele clara e meu cabelo é liso e não tenho preconceito, porque não sou melhor e nem pior do que ninguém.

    Clarisse 2B

    ResponderExcluir
  12. Além de ser negro tem que se assumir, ou seja, fazer parte de toda cultura pertencente ao afro como trançar os cabelos, na culinária, na música, nas roupas, mas acontece que todos r~em, mas muitos naõ assumem.

    Elizangela 2B

    ResponderExcluir
  13. Afro-brasileiro pra mim é um motivo de orgulho e de tradiça~p, pois eu digo que a nossa maneira de ver os os índios com sua maneira de não ter barbas e os brancos com seu cabelo liso, nós afro-baianos não devemos imitar modas e gostos de outras pessoas.

    Sidival 2B

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião ser afro-brasileiro é um motivo de alegria por ser do jeito que eu sou e não tenho nenhum preconceito pelo negro e nem pelos visuais do cabelo, adoro minha cor morena e adoro a cultura afro-brasileiras, as comidas típicas, como o acarajé. Eu não acho que por ser negro ou descendente de negro é motivo de ser preconceituoso, mas sim de valorizar, ter orgulho da cor que tem e não, querer imitar os brancos, porque tem cabelos lisos, mas sim, ter valor pela sua própria raça, se vestir do seu jeito, porque nesse Brasil tem muitos negros lindos, afinal de contas não tem negro nem branco feio, mas sim maltratado.

    Rodrigo 2B

    ResponderExcluir
  15. Ser afro-brasileiro é ter orgulho, pois negro é luta, conquista, vitória.

    Eu sou formada e influenciada pela cultura afro-brasileira. Pois ser um afro-brasileiro para mim é gostar das comidas típicas, é jogar capoeira e eu adoro jogar capoeira. É a maneira da gente brincar e se divertir.
    Ser um afro-brasileiro é ter a cor da pele morena, eu adoro a cor da minha pele. Eu me sinto uma afro-brasileira, uma afro-baiana, todos os afro-baianos gosta de estar na Bahia, gosta de comer acarajé e eu adoro esta Bahia maravilhosa eu gosto muito de comer acarajé.
    Não tem como neger eu sou e sempre vou ser uma afro-brasileira, tá no meu sangue, tá na minha pele, é só olhar pra mim.

    Ivone 1B

    ResponderExcluir
  16. ... tá no meu sangue, tá na minha pele, é só olhar pra mim que vocês va~ver que eu sou afro-brasileira. Eu sou auma afro-baiana, meu sangue e minha pele não nega, até o meu jeito de falar na~nega e o meu jeito de agir também não nega.

    Ivone 2B

    ResponderExcluir
  17. É ser negro, as outras pessoas que tem um tom de pele mais clara fica te olhando torto, criticando que você é negro.

    Mildes 1B

    ResponderExcluir
  18. Ser um afro-brasileiro ou afro-baiano é naõ ter preconceito contra si mesmo e ser a cara da Bahia e ter a cor da péle negra, os olhos, o cabelo, sua dança, sua origem.

    Maria Anatália 1B

    ResponderExcluir
  19. Ser afro-brasileiro pra mim é ter orgulho dos negros, é ser uma pessoa lutadora, ser uma pessoa vitoriosa, é ser uma pessoa de garra e de força, é ser feliz.

    Ivone 1B

    ResponderExcluir
  20. Eu percebo que a cultura afro-brasileira está na nossa pele, no nosso paladar, etc.
    Porque de fato nés somos negros e negro não é só aquele que tem a pele negra, como fala a música Negro Drama:
    negro tem dinheiro, sucesso luxo fama, negro drama, entre o sucesso e a lama.

    Luís Carlos 1B

    ResponderExcluir
  21. Para mim ser um afro-brasileiro, um afro-baiano é ter orgulho dos negros, pois negro é motivo de lutas, de conquistas, de vitória. pois o negro deixou muito de sua cultura: a dança, os pratos, as palavras, o artesanato, a música.
    O negro deve ser valorizado, coisa que nem todos fazem, tem gente que acha que negro não tem valor, só que é uma pena. O negro é muito mais!

    Joelma 1B





















































































    Joelma 2B

    ResponderExcluir
  22. Ser afro é assumir a sua origem e não escondê-la. O afro-brasileiro tem que ser aquele que se orgulha por ser negro e pode dizer para todos sou descendente de africanos. Ser afro-brasileiro é se orgulhar mais ainda de ser brasileiro.

    Cristiano 1E

    ResponderExcluir
  23. Para ser afro-brasileiro basta nós termos uma reflexão do que somos, da nossa maneira de ser e de agir.
    Somos negros, gostamos de ouvir música de dançar e cantar.
    Tem momentos que nós somos agressivos agimos sempre com a nossa maneira de ser em qualquer lugar, em qualquer momento da nossa vida, isso é o que nos faz ser ser um afro-brasileiro.

    José Carlos 1E

    ResponderExcluir
  24. Ser afro-brasileiro, não importa a sua cor se é preto ou branco. Basta ser brasileiro de cor, de amor e de muito respeito também. porque brasileiro não desiste e tem orgulho de ser afro-brasileiro.

    José Luiz Silva 1E

    ResponderExcluir
  25. Pra mim é normal, porque eu já nasci com esse jeito afro de ser. Vem das nossas comidas, de nossa pele, de nossos cabelos crespos, dos nossos olhos negros, do nosso jeito de ser afro.

    José Luiz Santos (Beibe) 1E

    ResponderExcluir
  26. Para mim ser um afro-brasileiro é ser como como qualquer ser humano, não depende de cor nem de raça. Eu me sinto como eu sou, não vou mudar minha pele nem ter vergonha dos negros. Não é por que sou brasileira que tenho que ter preconceito com as pessoas da África. Se os africanos tem defeito, os brasileiros também tem assim como tem qualidade.

    Valdirene 1E

    ResponderExcluir
  27. É você mostrar o que voc~e é, não ter vergonha dos seus direitos, de sua cor, porque você tendo vergonha da sua cor não vai mudar nada, principalmente, a sua pele. Eu iria me sentir como qualquer um, eu posso ser afro-brasileiro ou branco, porque ninguém é melhor que ninguém.

    Geovania 1E

    ResponderExcluir
  28. Ser um afro-brasileiro é sentir na pele o que é ser negro, e ser um negro afro está na alma. nós somos formados e influenciados pela cultura afro-brasileira.
    Quando falamos em afro-brasileiro na~quer dizer que estamos nos referindo a um negro, mas a qualquer raça.
    Pra mim um afro-brasileiro é aquele que sabe o que é um verdadeiro baiano, que sabe que dentro da alma, na pele, enfim, no jeito de ser de cada um.
    Eu acho que o mesmo sangue que corre nas veias de um brasileiro corre na veia de todos e naõ há porque uns são barncos e outros são negros ou de outras raças.

    Edilzia 1E

    ResponderExcluir
  29. Ser afro-brasileiro é seu jeito, apesar dos preconceitos que sofremos e que temos. Afro-brasileiro também é ser cultural, é não ter medo de assumir, nossa cor, o sangue que corre na nossa veia, somos todos iguais, termos que ter consciência do que é ser afro-brasileiro.

    Natanael 1E

    ResponderExcluir
  30. Ser negro é assumir a sua origem e não escondê-la; o afro-brasileiro tem que ser aquele que se orgulha por ser negro e poder dizer para todos: sou desecendente de africanos e adoro a cultura afro-brasileira. Não devemos esquecer essa cultura, nós afro temos que nos unir para que ela nunca se desgaste.

    Cristiano 1E

    ResponderExcluir
  31. É você cultivar suas origens, sua cultura, sua religião e o seu vocabulário. É ter respeito entre si e não ter discriminação, porque somos afro-brasileiros ou temos alguém que é afro na família. Pois temos que ser sinceros porque todos tem capacidade e inteligência para enfrentar qualquer obstáculo para subir na vida.

    Juliana 1E

    ResponderExcluir
  32. Pra mim ser afro-brasileiro é ser uma pessoa alegre e uma pessoa festeira e que gosta de cultura, de brincar e de sua maneira de ser e de ter o seu gingado. É uma pessoa que tem raça, bravura e respeito por todos que estão à sua volta.

    Raul 1E

    ResponderExcluir
  33. A cultura afro-brasileira é repleta de povos, costumes, crendices.
    Ser um afro-brasileiro é assumir a sua identidade em que situação ela se encontre, assumindo a sua nacionalidade e a sua naturalidade; é ser feliz, e ser como uma pessoa determinada, que não desiste assim no primeiro momento.

    Maurício 1E

    ResponderExcluir
  34. Nós somos formados e influenciados pela cultura afro-brasileira. Ser um afro-brasileiro é sentir na pele, no jeito de olhar e de ouvir, o que é ser um negro. Quando n´s falamos em afro-brasileiro não estamos nos referindo a um negro mas sim a todas as raças. Eu acho que o mesmo sangue que corre na veia de um brasileiro, corre na veia de todos e não há diferença, uns são negros outros são brancos ou de outra raça.

    Vaneza 1E

    ResponderExcluir
  35. Ser um afro-brasileiro é ter raça, cultura e acima de tudo ter auto-estima, lutar pelos seus direitos, ser digno e se orgulhar da sua raça; é viver livre num mundo em que ninguém possa discriminar você.
    Participar de eventos, traçar o cabelo pra mostrar que voc~e é afro realmente; não ter vergonha, vever realmente e ter liberdade.

    Rafaela 1E

    ResponderExcluir
  36. Quando nós falamos sobre afro-brasileiro nós estamos falando de nós mesmos, sobre nossa cor, nossa raça, nossa cultura. É ter fé em Deus e superar todas as coisas boas ou ruins. É sentir o prazer de ter o sangue correndo nas nossa veias, é saber que não há diferença entre negros ou brancos. Que todos nós somos iguais, todos filhos de Deus.

    Manuela 1E

    ResponderExcluir
  37. Para mim ser afro-brasileira é um orgulho e no meu pensamento todos os afro-brasileiros deveriam sentir-se orgulhosos também, pois fazemos parte de uma mistura de ritmos e de raças e essas raças juntas deram origem a nós.
    Juntos formamos uma linda cultura; a origem afro-brasileira está no nosso sangue, mas para estar certo não basta só estar no sangue, temos que trazer ela no coração, temos que gostar de comer acarajé, entrar em roda de capoeira e mostrar o nosso talento, entrar em uma roda de samba e mostrar que temos samba no pé.

    Vilma 1E

    ResponderExcluir
  38. Ser um afro-brasileiro para mim é cultivar a minha cultura e quando nós olharmos para um afro-brasileiro vai lembrar que ele por causa da cor, qualidades e o rosto negro vai aparecer como um elemento essencial da identidade nacional.
    É saber de onde eu vim, saber como eu sou e ter orgulho de ser umafro-brasileiro

    Alessandra 1E

    ResponderExcluir