quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Negros no Brasil


No começo todos os negros que viviam no Brasil eram escravos e vindos da África. Eles tiveram filhos que tembém foram escravos. Diziam que eram mais resistentes que os índios e que por isso foram trazidos para trabalhar nas lavouras e engenhos de cana-de-açucar, nas lavouras de fumo e algodão e depois na lavoura do café.

Alguns historiadores dizem que era parte da cultura africana a escravidão, eles podiam ser capturados em guerras tribais ou tornar-se escravo pelo não pagamento de dívidas.

Alguns negros resistiam à escravidão, fugiam das fazendas de seus donos e formavam quilombos, que eram comunidades grandes de negros escondidas no meio da mata fechada.

Os primeiros negros a serem livres por direito no Brasil foram libertos pela compra de uma carta de alforria, documento que declarava o escravo livre.

Mas não adiantava muito porque o ex-escravo ficava contra o governo: sem dinheiro, sem estudo e sem oportunidade.

Rodrigo, Antoniel, Francisco e Reinevan

2 comentários:

  1. Qual a fonte da pesquisa de vocês?
    Algumas informações precisam ser analisadas. primeiro o texto enfatiza a condição de escravo dos negros vindos da África. Deve-se ter o cuidado com a associação direta entre negros e escravos. Muitos livros didáticos, e outros, que falam dos negros cometem esse erro: falam de escravos e negros de forma indiferenciada. Mais correto é dizer: negros escravizados (no lugar de simplesmente escravos), pois assim sendo, fica aberta a compreensão de que também índios e brancos foram escravos em determinadas situações sociais e históricas. Quanto ao fato da escravidão existir na África, naquela época, vale dizer que a história está repleta de exemplos de escravidão. No Oriente Médio os judeus possuiam escravos e também foram escravizados pelos egípcios, babilônios e assírios. Nas antigas Grécia e em Roma havia escravidão, também no Brasil índios foram escravizados e até hoje em dia pessoas, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, são enganadas com propostas de trabalho e são levados à fazendas onde são vigiados por homens armados e não podem sair, são obrigados a comprar apenas nas "vendas" da fazenda e aí por mais que trabalhem sempre estão devendo, e devendo, segundo os contratantes, não podem ir embora, tornando-se assim "escravos modernos".

    Luiz Edmundo

    ResponderExcluir
  2. José Nilton 1ºD_Hoje vou falar sobre preconceito e sobre negros no Brasil..
    Quando pensamos na palavra preconceito a primeira coisa que vem na nossa cabeça sao as pessoas negras, né? Se voce falar que nao, voce esta mentindo,pergunte alguma pessoa uma forma de preconceito ela vai pensar logo em negros , faz um teste para voce ver .
    A cultura negras faz parte do nosso pais estar em nosso jeito, nossa comida, nosso modo de falar, etc.....Eu José Nilton Passos tenho maior orgulho de dizer sou negro sou afro_brasileiro, por isso que eu falo ser afro_ brasileiro e muito bom............obrigado pela atenção..............

    ResponderExcluir