quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Onde você bota o seu dendê?


Você percebe o quanto você é formado e influenciado pela cultura afro-brasileira? Você percebe que ela está na sua pele, no seu paladar, no seu jeito de olhar e de ouvir, na sua maneira de falar e de sentir? Que ela está na sua ginga, na sua velha malandragem, no seu jeito de ser brasileiro?


Pois é, então fale um pouco sobre como é pra você SER UM AFRO-BRASILEIRO, UM AFRO-BAIANO.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cultura Afro-brasileira





A cultura africana é uma das formadoras da cultura brasileira, juntamente com a cultura européia e a indígena. O termo cultura afro-brasileira se aplica às contribuições que vieram da África e foram adaptadas e recriadas no Brasil. Entre as contribuições podemos destacar:

  • Na religião: o candomblé, a umbanda, os cablocos, os reizados, os tambores de criola...
  • Na culinária: a feijoada, os doces de coco, as comidas baianas: acarajé, abará, vatapá, caruru...
  • Nas artes e artesanatos de inspiração africana utilizando materiais como ferro, madeira, palha, coco, tecido, cerâmica...
  • Nas danças e artes marciais: capoeira, rodas de batuque, maculelê...
  • Na música: samba, coco, chula, maracatu, axé-music, MPB..
  • No vocabulário: dengo, moleque, quiabo, jabá, gangorra, macaco, quitanda...
De agora em diante nossa equipe estará fazendo pequenas postagens sobre aspectos da cultura afro-brasileira. Aproveite e faça suas sugestões e perguntas.


Luciana, Adriana, Jocinéia, Jeane, Mariziane, Lucinéia

Negros no Brasil


No começo todos os negros que viviam no Brasil eram escravos e vindos da África. Eles tiveram filhos que tembém foram escravos. Diziam que eram mais resistentes que os índios e que por isso foram trazidos para trabalhar nas lavouras e engenhos de cana-de-açucar, nas lavouras de fumo e algodão e depois na lavoura do café.

Alguns historiadores dizem que era parte da cultura africana a escravidão, eles podiam ser capturados em guerras tribais ou tornar-se escravo pelo não pagamento de dívidas.

Alguns negros resistiam à escravidão, fugiam das fazendas de seus donos e formavam quilombos, que eram comunidades grandes de negros escondidas no meio da mata fechada.

Os primeiros negros a serem livres por direito no Brasil foram libertos pela compra de uma carta de alforria, documento que declarava o escravo livre.

Mas não adiantava muito porque o ex-escravo ficava contra o governo: sem dinheiro, sem estudo e sem oportunidade.

Rodrigo, Antoniel, Francisco e Reinevan