quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alisando o nosso cabelo



Hoje em dia as mulheres são obcecadas pelos cabelos, sejam brancas ou negras. As mulheres negras ainda mais. Não para parecerem com as mulheres brancas, mas sim para melhorarem a aparência, a auto-estima e para serem mais desejadas.
Não são todas as mulheres negras que tem coragem de usar e que gostam de seus cabelos crespos ou cacheados. Por isso o alisamento é a melhor ou até a única alternativa para elas.
Hoje em dia nem só as mulheres negras procuram alternativa para seus cabelos, mulheres brancas também; elas estão sempre procurando cabelereiras para fazerem mudanças em seus cabelos.
Nas mulheres negras a ideia de ter cabelos lisos já vem desde criança, o seu desejo de poder soltar, andar com seus cabelos lindos e maravilhosos e não só de tranças, "estilo black" e amarrados.
Pode até parecer que ter cabelos lisos é identificar-se com os brancos, mas não é. Se já eram belas e lindas, com seus cabelos alisados, as mulhers negras, se sentem mais lindas ainda. Elas se sentem muito mais maravilhosas. Mas a vida é assim: é delas e elas fazem o que bem quiserem em seus cabelos.

Equipe: Mônica, Jiovana, Daniela, Luciane e Diego

17 comentários:

  1. "Não para parecerem com as mulheres brancas, mas sim para melhorarem a aparência, a auto-estima e para serem mais desejadas". Você está indo em linha opsta ao texto "Alisando os nossos cabelos" de Mel Brooks. Me responda umas coisas:
    Por que a moda e o mais bonito é sempre o liso e não o crespo?
    Por que algumas mulheres negras não usam as tranças e o black power de vez em quando, só para variar? Por que algumas não usam desde o fim da infância?
    Por que a "chapinha" entra na moda e as tranças, os "black power" e os "dread looks" dos rastafari não?
    Por que mesmo imitando os seus cabelos lisos, poucas são as negras que são tão desejadas como as brancas?
    Por que, no Brasil, são poucas as negras que são citadas entre as mulheres mais bonitas do país?
    Quais são as negras tão desejadas quanto as brancas?
    Será que mesmo com o cabelo liso elas ainda são "diferentes" e "inferiores"?
    Luiz Edmundo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. eu concordo com o senhor professor
    muitas mulheres negras ao pensar que são inferiores as brancas acabam crindo uma ideia q só ficarão bonitas alisarem o cabelo! Muitas mulheres negras tem vergonha de assumir sua cor , sua raça e principalmete sua aparência.Isso acontece poque o modelo de beleza
    imposto é o da mulher branca de cabelo liso.
    Daniela 2b

    ResponderExcluir
  4. - Muitas mulheres negras se valorizam e também valorizam o seu cabelo do jeito que é;
    - As mulheres brancas também valorizam o cabelo liso;
    - Tem mulheres negras que alisa os seus cabelos para ficar mais bonita e se sentir mais à vontade, ao sair na rua, para melhorar a sua aparência e ser desejada;
    - Algumas mulheres brancas não saem do cabeleireiro, alisando ainda mais o seu cabelo, para ficar mais produzida;
    - Tem mulheres brancas e negras que preferem seus cabelos cacheados, já outras pintam seus cabelos ou modificam a aparência do seu rosto.

    Jamile Bispo 2D

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia as mulheres estão cada vez mais vaidosas, sempre querem o cabelo mais liso para serem mais desejadas, para aumentar a auto-estima.
    As negras nunca querem mostrar sua raça, seus cabelos crespos ou cacheados, querem sempre mais liso, elas querem ficar cada vez mais bonitas, muitas vezes para satisfazer a vontade das pessoas.

    Jéssica 2D

    ResponderExcluir
  6. As mulheres são muito obcecadas pelo jeito e pela cor dos cabelos.
    Tem muitas mulheres negras que não quer os cabelos crespos, mais quer os cabelos sempre escovados. Por isso o alisamento é a melhor ou a única alternativa para satisfazer o seu desejo.
    As mulheres brancas também vivem atrás do cabeleireiro para mudar o jeito, a cor e alisar seus cabelos.

    Serenice 2D

    ResponderExcluir
  7. Como fala o texto as mulheres negras acham que são inferiores às brancas, mas aí é que elas estão enganadas, as negras são mais bonitas, mais charmosas, apesar do seu cabelo crespo. Claro que isso na minha opinião.
    As mulheres sempre fazem de tudo para sobrar um tempinho para ir ao cabeleireiro nos finais de semana. As negras sempre para deixarem seus cabelos mais lisos; as brancas também cuidam dos seus cabelos mais cuidam mais das unhas.
    Nesta parte de vaidade os homens não ficam por baixo. Hoje em dia muitos homens vão cabeleireiro e em busca de outros tratamentos.
    Muitas negras não largam mão do seu cabelo black – acham que as negras que alisam o cabelo estão desprezando o que deus lhes deu.
    Jossimar Santos

    ResponderExcluir
  8. Muitas mulheres negras se valorizam e também valorizam o seu cabelo do jeito que é. Já as mulheres barncas também valoruza o seu cabelo liso também.
    Tem mulheres negras que alisam os seus cabelos para ficar mais bonitas do que já são e se sentir mais àvontade ao sair na rua para melhorar a sua aparência e ser desejada.
    Algumas mulheres brancas não saem do cabeleireiro alisando ainda mais os seus cabelos, para ficar mais produzidas; tem mulheres brancas e negras que preferem seus cabelos cacheados, já outras pintam seus cabelos e modificam a apar~encia do seu rosto.

    Jamile Bispo 2D

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou contra as mulheres que alisam seu cabelo. Algumas tem vergonha do seu cabelo e alisam para ficar mais bonita. Eu gosto das mulheres morenas, não fico olhando aquelas que tem cabelo liso. Algumas ficam mais bonitas com o cabelo alisado outras com o cabelo no estilo black.

    Melquesedeque 1C

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que a mulher que tem um cabelo liso é mais bonita.
    Eu acho que ela usa o que ela gosta, eu não gosto de cabelos cacheados, acho que a mulher com os cabelos lisos fica mais arrumada.

    Maria da Conceição

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião eu acho que aliza o cabelo quem quer, gosto não se discute, porque cada um faz o que quer, não é obrigado todo mundo gostar das mesmas coisas. Sou mais o black, Hoje a população vive de acordo com a moda, é um querendo imitar o outro, só por estar na moda. Eu não vivo assim; eu tenho uns restos de preconceito, pois eu uso boné, eu não exponho meu cabelo, assim, com frequência, mas eu tento me diferenciar ao máximo que eu posso do outro, você tem que usar o que faz se sentir bem, confortável.

    Eder 1C

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que se a pessoa se sente bem com o cabelo escovado, chapinha, etc. que faça porque é uma maneira de levantar a auto-estima, etc.
    Mas se uma pessoa (mulher) se sentir bem com o cabelo "estilo black" que use - é uma das mil e umas maneiras de se sentir bonita e desejada.
    Eu, particularmente, não uso muito o estilo black, porque não me sinto bem, mas, de vez em quando, eu uso.
    Sou contra a idéia do professor Luiz Edmundo de uqe as mulheres não querem assumir o o cabelo "afro". O meu cabelo é cacheado (e muito cheio) quando eu solto incha e assombra o povo que está na rua, assombra até a mim mesma. Por isso eu uso ele preso porque eu gosto dele preso, não é porque as pessoas me obrigam.

    Quézia 1C

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que vai de gosto, aquelas que acham que ficam mais bonita com liso que deve usar o liso, aquelas que ficam mais bonitas com o black devem usar o balck.
    A pessoa deve ser ela mesma, não deve ligar para o pensamento dos outros. Se você acha que deve fazer aquilo, você deve fazer, porque se você não fizer você não vai ser uma pessoa feliz.

    Delvan 1C

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou contra quem alisa o cabelo ou quem usa no estilo black, porque quem alisa o cabelo é porque se sente melhor e porque gosta.
    As mulheres alisam o cabelo para ficar mais bonitas e se sentir mais atraentes e as mulheres que usam o cabelo no estilo black, usam porque gostam e para mostrar que você se sente muito bem. Eu acho também que você vive como e do jeito que você quer, não importa o que as outras pessoas acham, o que importa é como eu me sinto. Eu mesma aliso o meu cabelo, mas não é porque eu tenho preconceito com o meu cabelo, mas sim porque eu gosto de usar o meu liso seja ele solto ou amarrado.
    Não sou contra a quem alisa ou não o cabelo.

    Silvânia 1C

    ResponderExcluir
  15. Muitas mulheres negras não se assumem com medo do preconceito que vemos nos dias atuais. Muitas negras carregam transtornos desde criança por sempre terem os cabelos duros ou ruins e crescem com esse desejo de seus cabelos melhorarem.

    Luciana 2B

    ResponderExcluir
  16. Muitas mulheres pensam que só conseguem um futuro melhor dando um alisamento no cabelo, tendo um corpo perfeito, sendo toda perfeita, mas eu acredito que não precisa de tanta boniteza e não precisa ser tão perfeita; o que importa é a intelig~encia da pessoa, os seus objetivos. É que algumas delas pensam que só podem ser desejadas se tiverem os seios grandes, um bumbum sedutor, mas não concordo com isso; a pessoa tem que gostar, tem que querer a outra do jeito que ela é. Muitas negras fogem da realidade tentando imitar as brancas.

    Mariziane 2B

    ResponderExcluir
  17. As mulheres negras se sentem menos desejadas, então t~em necessidade de alisar o cabelo para melhorar a apar~encia, principalmente as de cabelo crespo e cacheado. Não só as negras como as brancas procuram soluções para alisar seu cabelo, mas as negras ainda mais por se sentirem inferiores às brancas. Mas a idéia de negra com cabelo liso, já vem dos antepassados, pois ela nasce com cabelo ruim; quando cresce entra no ritmo e alisa o cabelo.
    As mulheres negras alisam os cabelos para se sentirem como as brancas e não é certo porque temos que ser do jeito que somos e não mudar nosso jeito para parecermos com as brancas.

    Adriana 2D

    ResponderExcluir